segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Resumo da História Rapunzel


O conto de fadas “Rapunzel” conta a história de uma mulher e um marido que moravam do lado de uma Bruxa. Essa mulher ficou grávida e pedia que o marido pegasse no Jardim da bruxa suculentos frutos que ali ficavam. O marido pegava essas frutas, até que um dia, a Bruxa o pegou no flagra e o ameaçou. Ele pediu misericordia e disse para ela não o amaldiçoar. Ela diz que não fará isso se ele entregar o bebê quando nascesse. O homem com muita dor no coração diz que entregaria seu filho assim que ele nascesse para a bruxa.
Nasce uma menina e logo depois de nascida é entregue a bruxa e recebeu o nome de Rapunzel (nome da fruta que o marido pegava para a mulher no quintal da bruxa).A bruxa conserva o cabelo de Rapunzel, nunca o cortando. Depois de muitos anos, quando Rapunzel já tinha doze anos, ela foi trancafiada pela Bruxa numa torre. Essa torre não tinha portas nem escadas. Quando a bruxa quisesse subir, ela mandava Rapunzel descer sua trança e subia.
Um dia, um príncipe passava pelas redondezas e escutou uma voz. Era Rapunzel cantando e logo se apaixonou. Viu que não tinha como subir na torre. Começou a frequentar as redondezas para escutar e ver Rapunzel. Até que um dia ele vê a Bruxa subindo e descobre que ela sobe pelos cabelos de Rapunzel, fazendo-os de escada. Quando a bruxa vai embora, ele pede que ela desça sua trança para ele poder subir. Ao subir e ver Rapunzel, a pede em casamento. Ela aceita e os dois armam um plano: Ele iria ver Rapunzel todas as noites, já que a Bruxa só ia de dia vê-la. E foi assim durante muito tempo.


Num dia qualquer, Rapunzel pergunta inocentemente para a Bruxa porque seu vestido está apertado. A bruxa constata que Rapunzel está grávida. “Mas como?”, pensou a Bruxa. E deduziu que algum homem estaria subindo durante esse tempo todo para vê-la. A bruxa fica enfurecida e corta o cabelo de Rapunzel e a amaldiçoa dizendo que ela viverá para sempre no deserto. Sem saber de nada, o principe vai mais uma noite ver Rapunzel. A bruxa solta os cabelos cortados e os segura lá de cima. Quando ele sobe, percebe que Rapunzel não está mais ali e sim a Bruxa. Os dois brigam e a Bruxa o empurra da torre. Ele cai em cima de espinhos e fica cego. Mesmo cego, ele andou por todos os reinos atrás de Rapunzel. Ela teve gêmeas. Um dia, Rapunzel resolveu cantar, e o principe estava próximo e escutou sua voz e logo reconheceu. Rapunzel vê que o príncipe ficou cego e chora. De repente, ele volta a enxergar, pois as lágrimas de sofrimento de Rapunzel o curaram.
Os dois se beijam e vão embora dali com suas duas filhas para outro reino. E foram felizes para sempre.

2 comentários: